Carregando

Aguarde...

18 Junho, 2021
Dicas

Como evitar acidentes no preparo de frituras

Apesar de nem sempre serem tão saudáveis, as frituras são unanimidade entre os brasileiros, não é mesmo? Coxinha, pastel, batata frita, mandioca frita.... Hmmm! Independentemente da receita, é preciso tomar alguns cuidados na hora do preparo.

Como evitar acidentes no preparo de frituras

Recentemente compartilhamos aqui no blog 7 dicas para uma cozinha mais segura. Afinal, cozinhar é tudo de bom, mas é preciso tomar alguns cuidados para evitar acidentes domésticos. Hoje, vamos falar sobre cuidados com as frituras. Confira nossas dicas:

► Mantenha o cabo da frigideira para o lado de dentro do fogão e certifique-se de que ela está disposta em superfície plana, ao centro da chama do fogão.

► Deixe a gordura esfriar antes de deslocar a frigideira, jamais manuseie a frigideira com óleo ainda quente.

► Escolha as frigideiras com o bojo mais alto e jamais exceda  de sua capacidade.

► Água e óleo é uma mistura potencialmente perigosa. Qualquer bolha de água submersa na gordura pode espirrar com força para superfície podendo gerar acidentes graves.

► Nas frituras por imersão, a frigideira deve estar limpa e totalmente seca.

► Congelados devem descansar em temperatura ambiente, por alguns minutos, antes de serem fritos a fim de eliminar qualquer resquício de cristais de gelo ou água.

► Cuidado ao manusear os alimentos. Leve-os ao óleo quente o mais próximo da frigideira, evitando que a gordura espirre em você.

► Cuidado com a temperatura do óleo, a gordura não deve passar de 180º, acima disso ela satura e é prejudicial à saúde, e ainda pode incendiar. Se isso acontecer jamais tente apagar com água*

► Opte por nossa Fritadeira com Cesto de Imersão. Com ela, você pode adicionar os alimentos no cesto antes mesmo de colocá-la no óleo quente, o que evita que ele espirre em você. Além disso, é possível escorrer o excesso de óleo que fica nos alimentos fritos somente levantando o cesto, o que traz mais praticidade.

 

* Como apagar fogo em óleo de cozinha.

1. Desligue o fogão.
2. Molhe um pano, torça-o retirando o excesso de água, para que este não pingue.
3. Coloque o pano sobre a panela/frigideira e espere ate que esfrie (não saia mais vapor).
4. Nunca tente mover a panela ou frigideira.

Compartilhe esse post:

Deixe um comentário sobre esse post

0 Comentários

Fique por dentro das novidades

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao usar o nosso site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, leia nossa Política de Privacidade atualizada.

Entendi e fechar