Carregando

Aguarde...

22 Julho, 2022
Dicas

Entenda a importância de usar fogo baixo no preparo das refeições

Descubra 4 bons motivos para só usar fogo baixo no preparo dos alimentos.

Entenda a importância de usar fogo baixo no preparo das refeições

Você costuma usar fogo baixo no preparo das suas refeições? Regular a temperatura do fogo é importante não somente para a comida, mas também para o seu bolso! Quer entender por quê? Então continue a leitura!

Antes de tudo, queremos adiantar que a indicação é sempre usar fogo baixo no preparo dos alimentos. E bons motivos para você adicionar essa prática na sua rotina não faltam! Vamos a eles:

 

Por que usar fogo baixo?

 

 

1. Maior economia de gás

 

Com o preço do gás nos dias de hoje, economizar é sempre uma boa, não é mesmo? Na pressa do dia a dia, muitas pessoas optam por cozinhar em fogo alto para o alimento ficar pronto mais rápido, mas a verdade é que o cozimento acontece quando a água ferve. Ou seja, não há a necessidade de cozinhar em fogo alto, visto que a água já estará fervendo.

Se você continuar usando fogo alto, a água vai secar mais rapidamente e, desse modo, vai precisar adicionar mais água, gastando ainda mais gás.

 

 

2. Mais segurança

 

Usar fogo baixo é uma forma de ter mais segurança no preparo dos alimentos. Isso porque cozinhar em fogo alto pode ser perigoso, já que a chama pode se espalhar, aquecendo os cabos da panela e os outros utensílios que estiverem sobre o fogão. Na hora de manuseá-los, podem ocorrer acidentes, como queimaduras nas mãos.

 

 

3. Maior durabilidade dos utensílios

 

Outro ponto muito importante sobre a altura do fogo é o cuidado com os utensílios. O fogo alto, quando utilizado com frequência, pode danificar não somente os cabos das panelas, mas também danificar o antiaderente. Por isso, se você deseja que seus utensílios durem por muitos e muitos anos, opte sempre por utilizar uma chama mais baixa, que não agrida o material.

 

 

4. Maior desempenho

 

Já ouviu a frase “a pressa é inimiga da perfeição”? Pois saiba que ela também se aplica à cozinha!

Muitas pessoas acham que cozinhando no fogo alto o alimento ficará pronto mais rápido, mas isso é um erro. O fogo alto é um verdadeiro inimigo da cozinha. Como citamos anteriormente, a maioria das comidas não exigem fogo alto e, após atingir a fervura, não há a necessidade de manter o fogo alto. A mesma lógica vale para a panela de pressão, que pode ter o fogo diminuído após atingir a pressão.

Quando você usa fogo baixo, o ingrediente tende a cozinhar mais lentamente, porém uniformemente. Além disso, a chama alta pode fazer o alimento queimar em poucos segundos e acabar grudado no revestimento, prejudicando a receita.

Agora que você já sabe a importância de cozinhar com fogo baixo, conheça os produtos Multiflon em nossa loja virtual!

 

 

Frigideira 4 Ovos Poché

 

Panela de Pressão Fechamento Externo 4,5L

 

Caçarola Celeste

 

Viu só? São muitos motivos para você usar somente fogo baixo na cozinha! Para reforçar ainda mais a importância dessa prática, a Multiflon criou no Instagram a hashtag #SóUsoFogoBaixo. Compartilhe uma foto ou vídeo cozinhando dessa forma e marque a gente no @multiflon! Vamos adorar conferir!

Compartilhe esse post:

Deixe um comentário sobre esse post

0 Comentários

Fique por dentro das novidades

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao usar o nosso site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, leia nossa Política de Privacidade atualizada.

Entendi e fechar