Carregando

Aguarde...

31 Março, 2024
Cultura

Saiba o que é o design biofílico e como trazer ele para os seus ambientes

Conheça essa tendência que inspirou o design de nossas linha Eté e Ekó

Saiba o que é o design biofílico e como trazer ele para os seus ambientes

Não é de hoje que os seres humanos passam a maior parte do tempo em ambientes internos. Seja em casa, no trabalho, em consultórios, shoppings e academias. E com um mundo cada vez mais globalizado e tecnológico, estar em contato com a natureza passa a ser cada vez mais preciso. O design biofílico é uma tendência que surge como uma resposta a isso, proporcionando não apenas uma estética agradável, mas também promovendo mais saúde e bem-estar físico e mental.

Estudos já comprovaram que essa conexão com o orgânico contribui para a redução do estresse, melhora a concentração e eleva a produtividade. Conscientes disso, muitas pessoas estão adotando o design biofílico como uma alternativa para criar ambientes mais leves, proporcionando uma experiência mais enriquecedora para quem for usufruí-los.

 

Mas afinal, o que é o design biofílico?

O design biofílico é uma tendência estética e também uma abordagem que visa criar espaços mais aconchegantes e saudáveis por meio de elementos que remetem ao natural.

A palavra "biofilia" foi cunhada pelo psicólogo Erich Fromm em 1964 e popularizada nos anos 80 pelo biólogo Edward O. Wilson. A essência desse termo reside na harmonia entre o homem e o verde.

Segundo a WGSN, autoridade global em tendências de consumo e design, esse conceito tem se tornado tendência no mercado justamente pela necessidade das pessoas em promover o equilíbrio dentro de lares e locais de trabalho, minimizando também os impactos da urbanização nos grandes centros.

Como trazer esse conceito para a sua casa?


É possível reproduzir essa tendência por meio de experiência direta, com elementos naturais (plantas), e também indireta, por meio de cores, texturas, imagens da natureza e simulação de luz natural.

Neste contexto, as linhas Ekó e Eté, lançamentos da Multiflon, são exemplos de produtos que incorporam elementos do design biofílico, criando uma experiência única para os amantes da cozinha.

Além disso, outra coisa super legal sobre essas linhas é que parte do seu valor de venda é destinado ao Caminho das Abelhas Nativas, um projeto localizado em Flores da Cunha/RS que visa a preservação ambiental, contribuindo com o crescimento da população das abelhas nativas (sem ferrão), favorecendo a polinização da vegetação nativa e sua perpetuação. Esse projeto também tem seu cunho educacional, recebendo alunos de escolas da região e a comunidade para visitas guiadas por um biólogo, oportunidade de compreender a importância desses pequenos seres. Saiba mais sobre essa iniciativa aqui.

Compartilhe esse post:

Deixe um comentário sobre esse post

0 Comentários

Fique por dentro das novidades

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao usar o nosso site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, leia nossa Política de Privacidade atualizada.

Entendi e fechar